top of page

Concurso Literário Manoel Karam abre inscrições para sua sétima edição

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VII CONCURSO LITERÁRIO MANOEL KARAM

     

   A competição de escrita abre suas inscrições para estudantes de Rio do Sul. Podem participar alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas e privadas da cidade.

 

O tema é livre, com duas categorias: conto e poema.

   Cada aluno poderá se inscrever com um trabalho em ambas as categorias até o dia 7 de julho. O objetivo do concurso é prover a leitura e a escrita autoral de estudantes nesses dois gêneros textuais, além de premiar a produção literária desse público e o trabalho de professores dedicados a esses temas.

UM RIOSULENSE DAS LETRAS

 

   Manoel Carlos Karam foi escritor, dramaturgo e jornalista que nasceu em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, em 1947. O pai do escritor, conhecido como Titio Karam, era jornalista, agitador cultural e comandava um programa de auditório ao vivo numa emissora de rádio AM. Aos 19 anos, deixou a cidade natal para estudar jornalismo em Curitiba. Viveu na capital paranaense até a sua morte, em 1º de dezembro de 2007.

PRÊMIO NODGI PELLIZZETTI

    O Concurso Literário Manoel Karam teve seu projeto contemplado no Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul - Edição 2024​

EDITAL​​​​

   Confira o edital: KARAM 2025

INSCRIÇÃO

   Faça sua inscrição em: FORMULÁRIO KARAM 2025

 

Concurso Literário Manoel Karam: As Cinco Primeiras Edições. (Audiolivro e Livro).

CONHEÇA O AUDIOLIVRO E LIVRO 

   A Associação de Escritores e a Prosacult Editora e Produtora Cultural têm o prazer de anunciar o audiolivro e livro e "Concurso Literário Manoel Karam: As Cinco Primeiras Edições".


   Este projeto celebra o talento e a criatividade dos alunos que participaram das primeiras cinco edições deste prestigiado concurso literário.


   Cada página é uma viagem pelas palavras, ideias e emoções que marcaram a trajetória deste projeto cultural tão importante.

 





 

   O livro em versão pdf pode ser baixado aqui: Livro Karam 

Resultado da VI Concurso Literário Manoel Karam

CONHEÇA OS VENCEDORES DA VI EDIÇÃO 

     O VI Concurso Literário Manoel Karam premiará 12 alunos do ensino fundamental e médio, provenientes de escolas públicas e particulares. A competição abrangeu criações originais nas categorias conto e poema. 


     Os vencedores de cada categoria e subcategoria receberão uma medalha, um certificado e um e-reader (leitor digital de livros). Já os segundos e terceiros colocados ganharão medalha, certificado e um vale-livros. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 04 de outubro, no site: prosacult.com/karam. 
     Vale lembrar que, neste ano, os professores que conquistarem o primeiro lugar também ganharão um e-reader (leitor digital de livros). 


     A avaliação dos 166 trabalhos inscritos, provenientes de 12 escolas, foi realizada por autores e membros da Prosacult e da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, que organizam o concurso com o apoio da Fundação Cultural e da Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos. A análise considerou os seguintes critérios: originalidade e criatividade, ortografia e gramática, coesão e coerência textual, além da qualidade artística da linguagem literária.

 

     A cerimônia para entrega dos prêmios será realizada na Feira do Livro de Rio do Sul, no dia 10/10, às 19h, no Teatro Domingos Venturini. 

 

     Confira os resultados: RESULTADO KARAM 2024
 

PRÊMIO NODGI PELLIZZETTI

      O Concurso Literário Manoel Karam teve seu projeto contemplado no Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul - Edição 2023

VI Concurso Literário Manoel Karam registra seu recorde com 166 inscrições!

Concurso Literário Manoel Karam tem recorde de inscritos
 

    O VI Concurso Literário Manoel Karam registrou 166 inscrições, número que supera o total do ano passado, quando foram inscritos 147 trabalhos. A edição 2024 recebeu 87 contos e 79 poemas escritos por estudantes matriculados em 12 escolas públicas e privadas de Rio do Sul.

    O concurso é direcionado a alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Dez trabalhos em cada categoria e subcategoria serão selecionados mediante avaliação de profissionais que levarão em conta critérios como: originalidade e criatividades; ortografia e gramática; coesão e coerência.

    A divulgação do resultado preliminar ocorrerá no dia 26 de setembro, pelos canais de comunicação da Prosacult e da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, organizadores do projeto. A entrega da premiação será no dia 10 de outubro, às 19h, no Teatro Domingos Venturini, durante a Feira do Livro de Rio do Sul.

 

PRÊMIO NODGI PELLIZZETTI

    O Concurso Literário Manoel Karam teve seu projeto contemplado no Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura de Rio do Sul - Edição 2023

Texto do seu parágrafo.jpg

O Concurso Literário Manoel Karam é realizado pela Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí e Prosacult Editora e Produtora Cultural, com o apoio da Fundação Cultural e Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos. Em 2023, chega a sua quinta edição, conseguindo a cada ano ampliar o número de inscritos e escolas participantes.

Resultado da
V Edição do Concurso Literário Manoel Karam

   O V Concurso Literário Manoel Karam vai premiar 12 estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares. A disputa envolveu trabalhos autorais nas categorias conto e poesia.


   Os primeiros colocados em cada categoria e subcategorias receberão medalha, certificado e um e-reader (leitor digital de livros). Os segundos e terceiros colocados receberão medalha, certificado e vale-livros. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, dia 06 de outubro, no site: prosacult.com/karam

   A avaliação dos 147 trabalhos inscritos, de 17 escolas, foi feita por autores e integrantes da Prosacult e da Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí, que promovem o concurso com o apoio da Fundação Cultural e Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos. A análise foi baseada nos critérios: originalidade e criatividade, ortografia e gramática, coesão e coerência textual e qualidade artística da linguagem literária.

O Resultado pode ser conferido aqui: V Edição

Objetivos

Promover e incentivar a leitura e a escrita autoral e valorizar a produção literária de estudantes da cidade. O nome da premiação homenageia o escritor, dramaturgo e jornalista Manoel Carlos Karam, que nasceu em Rio do Sul, em 1947, e mudou-se para Curitiba em 1966, onde faleceu em 2007. O autor escreveu, dirigiu e produziu teatro nos anos 70 e publicou sete livros, entre eles Cebola (Vencedor do Prêmio Cruz e Souza de 1995). Há ainda obras publicadas postumamente e relançamentos pela Arte & Letra e a Kafka Edições.

Confira nossos ganhadores em suas respectivas edições:
I Edição
II Edição
III Edição
IV Edição
V Edição

 

Contato

Adriano Lucas - 47 - 999783914

Johan Henryque - 47 - 9911146992

  • Instagram

©2024 por Johan Henryque. 

bottom of page